• Unable to create CTools CSS cache directory. Check the permissions on your files directory.
  • Unable to create CTools CSS cache directory. Check the permissions on your files directory.
A água no olhar da história

A obra apresenta e discute o processo de apropriação e gestão dos recursos hídricos a partir da perspectiva histórica. Composto por 4 capítulos, o livro destaca a função econômica, social e de transporte atribuída aos grandes rios paulistas para a organização do território do Estado de São Paulo.
Destacam-se, no capítulo 1 – A descoberta dos rios, a apresentação da Comissão Geográfica e Geológica para conhecimento do interior do Estado e a discussão sobre os rios como vias de comunicação entre vilas e cidades e de transporte de cargas e pessoas.
No capítulo 2 – A água no cotidiano, apresenta-se a importância dos rios e represas no lazer, na profissionalização de alguns setores trabalhistas e nas festas religiosas.
Em Água e desenvolvimento (capítulo 3), discute-se o uso dos recursos hídricos na agricultura do café e de outros gêneros, na indústria surgida até a década de 1950 e no processo de urbanização.
O capítulo 4 – A água no século XX, os recursos hídricos são enfocados do ponto de vista de sua gestão para o futuro, tanto no abastecimento quanto na geração de energia elétrica.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. A água no olhar da história. São Paulo, 1999.

Detalhes

Localização no acervo: 
FAU /333.91^Sa63a^e.1

Dados bibliográficos

Ano de publicação: 
1999
Tipo do documento: 
Livro

Conexões

Tema Histórico: 
Mudanças urbanísticas
Condição: Boa