Unable to create CTools CSS cache directory. Check the permissions on your files directory.
A Semana de Arte Moderna: desdobramentos 1922-1992

Este livro resultou de um conjunto de eventos realizados pelo Departamento de Arte da Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em comemoração aos 70 anos da Semana de Arte Moderna.
A obra revê a trajetória do movimento modernista e sua importância naquele momento e 70 anos depois. Oferece perspetivas multidisciplinares sobre tema, com interpretações contemporâneas e que incorporam diferentes linguagens.
Entre os autores dos ensaios, Haroldo de Campos analisa a contribuição de Oswald de Andrade; Norval Baitello Júnior aponta aspectos “transgressores, demolidores e destrutivos” que, por suas características, se tornam “desimportâncias” na história do movimento; Maria de Lourdes Eleutério aborda as artes visuais na Semana. O significado da Semana e o ambiente paulistano é explicitado em “Estratégias Modernistas”, de Annateresa Fabris; Amalio Pinheiro estabelece breve paralelo entre as poesias de Oswald de Andrade e do cubano José Lezama Lima; Arthur Nestrovski discute as repercussões da obra de James Joyce, no Brasil, como reflexo da Semana de 22.
Disponível também na biblioteca do IEB-USP e da PUC-SP.

BASTAZIN, Vera (Org.). A Semana de Arte Moderna: Desdobramentos 1922-1992. São Paulo: EDUC, 1992. 76 p.

Detalhes

Localização no acervo: 
709.81^S47^1992

Dados bibliográficos

Ano de publicação: 
1992
Tipo do documento: 
Livro
ISBN: 
85-283-0046-3

Conexões

Condição: Boa