Unable to create CTools CSS cache directory. Check the permissions on your files directory.
A marcha do café e as frentes pioneiras

Parte de uma coleção de nove guias de excursões científicas, o presente livro mostra o roteiro do café, que segue do Rio de Janeiro, passa por São Paulo e tem como destino o norte do Paraná. Traz detalhes sobre os aspectos humanos e físicos da área percorrida, tendo como elemento principal a expansão cafeeira. Desta forma, as condições geológicas, pedológicas e climáticas contribuem para explicar o cultivo do café e a composição da paisagem, constituída também por outras culturas no oeste paulista: café nos espigões e pastagens nos vales, por exemplo. O autor destaca a função de passagem da depressão periférica, palco de numerosas estradas de ferro a serviço da economia cafeeira, o que fez de Campinas um importante centro econômico.

FRANÇA, Ary. A marcha do café e as frentes pioneiras. v. 3. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1960. (Guia da excursão n. 3, realizada por ocasião do XVIII Congresso Internacional de Geografia).

Detalhes

Balanço parcial: 
Contribuição para pesquisas referentes ao café no Vale do Paraíba, à expansão do café no oeste novo e à conquista do sertão.
Localização no acervo: 
910.98151 C479g v.3
Procedência: 
Guia de excursão científica por ocasião do XVIII Encontro Internacional de Geografia, realizado no Rio de Janeiro, em 1956.

Dados bibliográficos

Ano de publicação: 
1960
Tipo do documento: 
Livro

Conexões

Tema Histórico: 
Café Oeste Paulista
Condição: Ruim
Embora esteja encadernado com capa dura, o livro, publicado em 1960, requer cuidados no manuseio. Alguns mapas encontram-se um pouco danificados.